quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Drogas


O que são?

Uma droga é toda e qualquer substância que, ao ser introduzida no organismo, modifica suas funções emocionais ou altera o grau de consciência do indivíduo, embora o termo popular se refira à uma substância ilegal e nociva que causa dependência. Portanto remédios são, assim como a maconha e o crack, são drogas, embora de diferentes tipos. Essas substâncias são usadas frequentemente, ora por povos mantendo suas culturas, como os povos andinos que mascam folhas de cocaína, ora por jovens que buscam um momento de euforia, independente das consequências. Existem dois tipos de drogas: as lícitas e as ilícitas. As drogas lícitas são aquelas que estão de acordo com a legislação, aquelas que podem ser comercializadas, porém que podem causar danos também muito sérios, como a dependência ao cigarro (nicotina) e o alcoolismo. As drogas ilícitas são aquelas que violam as leis, sendo contrabandeadas, gerando o tráfico de drogas. Em alguns países são permitidas, devido à cultura. Nessa categoria encontram-se drogas como a cocaína e o crack.


Efeitos gerados

O efeito de uma droga varia de acordo com o usuário, o tipo da droga e do ambiente. Obviamente, uma cerveja provoca um efeito diferente do que um pouco de cocaína. Quanto ao usuário, podemos afirmar que o temperamento e a motivação da pessoa ao consumir drogas. Quanto ao ambiente, dizemos que esse é um grande fator na definição do efeito da droga. Ou seja, consumir maconha, sozinho, em casa, ansioso, possui um efeito totalmente diferente de consumir maconha em uma festa, alegre, com a função de se enturmar.


Traficante, Usuário e Dependente:

Quando falamos de drogas ilícitas, encontramos três sujeitos básicos: o traficante, o usuário e o dependente. Um traficante de drogas é aquele que viola a lei vendendo drogas ilícitas, controlando o mercado de uma região. Os traficantes nem sempre utilizam as drogas, porém levam pena entre cinco e quinze anos de prisão dependendo da droga que estavam comercializando. Os usuários de drogas são aqueles que buscam a droga eventualmente, para uma euforia temporária, mas que não têm necessidades constantes quanto a ela. Já os dependentes necessitam da droga, chegando a vender tudo, a abandonar suas vidas para conseguir a droga. Para esses dois casos a punição consiste na advertência, no comparecimento obrigatório em palestras que alertam sobre as drogas e, em alguns casos, prestação de serviços comunitários. Porém, a diferenciação entre usuário e dependente ocorre apenas quando falamos de drogas lícitas, como o álcool e o cigarro. Nas drogas ilícitas, o usuário logo se torna um dependente.

A Procura e a Negação


Existem vários motivos que levam um jovem a procurar drogas, tal que o principal é a influência dos amigos. Muitas vezes o jovem acaba se envolvendo com drogas porque o “fulano” se envolveu, ou porque só é “popular” quem fuma crack, por exemplo. Então o jovem deve ter controle de sua personalidade, mantendo a auto-estima elevada e dizendo o “Não”. É importante ressaltar o jeito de negar isso. Os usuários fazem brincadeirinhas, um tipo de motivo que leva jovens à droga. Para parecer mais valentes, eles caem nas brincadeiras dos usuários. Para negar a droga, apenas recuse e se afaste. Existem aquelas pessoas que dizem que usam drogas “só por noite”, que é “coisa de festa”. Essa é uma grande mentira que o ser humano conta a si mesmo. Drogas viciam, não interessa a quantidade ou a freqüência. Também há aquelas pessoas que se envolvem com drogas porque queriam “Só experimentar”. Outra mentira. A droga vicia, os efeitos são duradouros, nada é temporário. Diga não, proteja seu bem estar.


Classificação das Drogas

As drogas podem ser classificadas quanto ao efeito que têm no sistema nervoso. Existem drogas depressoras, drogas estimulantes e drogas perturbadoras. Segue o esquema:

  • Drogas depressoras
    • Álcool
    • Solventes ou inalantes
    • Soníferos ou hipnóticos
    • Ansiolíticos
    • Opiáceos
  • Drogas estimulantes
    • Anfetaminas
    • Cocaína
    • Tabaco
  • Drogas perturbadoras
    • Maconha
    • Cogumelos e plantas
    • Alucinógenos
    • Ecstasy
    • Anticolinérgicos

Falaremos sobre as principais e ilícitas, dentre elas o ecstasy e o LSD, a maconha e a cocaína e seus derivados.

AS FONTES DE TODAS AS POSTAGENS ESTÃO NA PÁGINA FONTES!


Nenhum comentário:

Postar um comentário