quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Voltando para a vida

A Reabilitação

Apesar de ser algo muito difícil, é possível um drogado se reabilitar. A reabilitação é difícil principalmente quando o usuário não a quer. Mesmo assim, aqueles que querem ajudá-lo devem interná-lo ou iniciar um tratamento residencial. Clique no leia mais para ler alguns tipos de tratamento para dependência química.


   Abaixo temos alguns tipos de tratamentos biológicos, porém é importante lembrar que nenhum deles é eficiente sozinho, sem o apoio moral dos familiares e amigos.

  • Tratamento por substituição: Nesse tratamento o doutor recomenda ao usuário uma outra droga, que possuí efeitos muito mais leves.
  • Tratamento por antagonistas: Existem algumas drogas que anulam os efeitos de outras, são as chamadas drogas antagonistas, como a naltrexona.
  • Tratamento por aversão: Algumas outras drogas podem transformar os momentos de euforia em momentos tristes, causando ao dependente uma aversão às drogas. Indicado aos usuários que fogem do tratamento.
   Mesmo assim, o melhor jeito para se reabilitar é utilizando os serviços de uma clínica de reabilitação. O tratamento dura em média um ano, se há colaboração de todas as partes. As clínicas se desenvolveram bastante, sendo que muitas estão focadas em preparar os pacientes para a saída.
   Existem também muitos casos de usuários, no caso também traficantes, que se reabilitaram por causa dos anos passados na cadeia.
   Mesmo com todos esses meios de tratamento, vale reforçar que a informação e a prevenção são os melhores meios de tratamento. A INFORMAÇÃO É A MELHOR PREVENÇÃO!

4 comentários:

  1. Muito interessante, eu desconhecia esses tipos de tratamento! E realmente, quando o usuário está em um estágio avançado do seu vício, as dificuldades para uma possível cura são muito grandes, por isso além da ajuda profissional, é preciso ter muita força de vontade!

    ResponderExcluir
  2. Sim, se o usuário quiser se reabilitar o processo é muito mais rápido.

    ResponderExcluir
  3. Muitíssimo interessante o método pelo antagonismo. o drogado poderia realmente criar uma aversão às drogas, tendo ele sido viciado por muito tempo nela. Creio que depois de viciado seja dificil usar esse método. Existem drogas (as Depressoras) que inibem a atividade mental, que deixam a pessoa sonolenta, trsite, recuada. Digamos que eu dê uma droga eufórica para ela, ela não iria se viciar na Eufórica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas geralmente, nesse tipo de tratamento, as drogas receitadas são medicamentos e lícitas. Mesmo assim, não é um dos melhores casos de tratamento, até porque caso seja usada outra droga viciante de nada adianta o tratamento.

      Excluir